top of page
Buscar
  • Foto do escritorBruna Brandolini

Você sabe quais sinais que seu coração pode dar sinalizando que algo não está bem?

Atualizado: 11 de abr. de 2021


Aqui eu vou explicar quais são os sinais de alerta mais comuns relacionado a doença cardíaca:


Dor no peito:

Sintoma bem conhecido que pode estar relacionado a diversas doenças cardíacas com angina, infarto, dissecção de aorta, doença valvar... quando sentir, é importante procurar um serviço de saúde para descartar causas graves, principalmente se essa dor iniciou durante alguma atividade física, é de forte intensidade ou com duração prolongada.


Dispneia:

A falta de ar não é comum! Pode estar relacionado a doenças cardíacas, pulmonares, entre outros. Procurar sempre um médico para avaliação.


Sincope:

Popularmente conhecido com desmaios, o que muitos desconhecem é que a principal causa é cardiológica e não neurológica. O simples fato de “apagar”, principalmente quando a pessoa não sente nada antes, o “liga-desliga”, pode estar relacionado a arritmas cardíacas, valvopatias e outras doenças estruturais do coração, isso faz com que diminua o fluxo cerebral e a pessoa perde a consciência


Edemas/Inchaço:

Quando o coração não consegue bombear sangue suficiente para o restante do corpo, o excesso de liquido acaba se acumulando em algumas partes do corpo, principalmente nas pernas devido ao efeito gravitacional.


Palpitações:

Sentir o coração acelerado, palpitando ou com um ritmo irregular pode ser sinal de alguma arritmia que esta acontecendo.


Mãos e pés frios:

Quando o coração tem insuficiência cardíaca, o sistema cardiovascular prioriza o direcionamento de sangue para os órgãos vitais.


Diante dos sintomas acima, não hesite em procurar um médico de sua confiança!
5.282 visualizações5 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page